Terapêutica farmacológica no tratamento da obesidade: uma revisão de literatura
International Journal of Development Research
Terapêutica farmacológica no tratamento da obesidade: uma revisão de literatura
Received 17th September, 2022; Received in revised form 06th October, 2022; Accepted 27th November, 2022; Published online 25th December, 2022
Copyright©2022, Ana Beatriz Passos Nunes Carvalho and Amanda Alves Fecury. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: A obesidade é uma doença metabólica epidêmica, apresentando-se como um importante problema de saúde pública no mundo, marcada pelo índice de massa corporal maior ou igual a 30, relacionada a alta morbimortalidade. É definida como resultado do acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo, influenciada por fatores genéticos, comportamentais, sociais, culturas e econômicos. Nesse aspecto, estratégias terapêuticas não farmacológicas e medicamentosas são utilizadas com objetivo de melhoria desse perfil metabólico. Objetivo: O intuito principal do presente estudo foi apresentar os principais fármacos utilizados no tratamento da obesidade. Metodologia: Essa pesquisa trata-se de uma revisão da literatura narrativa, qualitativa, cujos artigos científicos foram buscados nas bases de dados: Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: fármacos antiobesidade, obesidade e síndrome metabólica. Resultados e discussão: Foram selecionados 336 artigos na busca inicial após aplicação dos filtros nas bases de dados mencionadas, mas foram utilizados 44 estudos para leitura na íntegra para a composição do presente estudo, após seleção criteriosa dos artigos para compor essa pesquisa. Assim, a maioria dos estudos relatou que a obesidade é como problema de saúde pública que necessita de tratamento medicamentoso muitas vezes, sendo atualmente, as medicações antiobesidade aprovadas para uso a longo prazo pela Food US Food e DrugAdministration (FDA) para o tratamento de adultos com IMC ≥ 30 ou ≥ 27 kg/m 2 com pelo menos uma comorbidade relacionada ao peso, são: liraglutida, orlistat, naltrexona/bupropiona, fentermina/topiramato e semaglutida. Conclusão: As medicações antiobesidade liraglutida, orlistat, naltrexona/bupropiona, fentermina/topiramato e semaglutida, são eficazes para a perda de peso crônica, além de reduzirem desfechos cardiovasculares negativos, já que diminuem as complicações relacionadas à obesidade e os fatores de risco do paciente de forma significativa.