As teorias de relações internacionais e a assimetria de poder no contexto do Brasil

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24972
7 pages
Research Article

As teorias de relações internacionais e a assimetria de poder no contexto do Brasil

Raphael de Almeida Leitão, Marcos Vinícius Bentes, Dra. Ana Maria Garcia Moura, Dr. Carlos Cesar de Castro Deonisio and Dr. Murillo de Oliveira Dias

Abstract: 

Para que países adotem uma postura conveniente aos seus interesses nas diversas relações de poder que os impõe a realidade geopolítica do Sistema Internacional, é necessário que possuam uma visão holística das Relações Internacionais e reconheçam a sua importância na política de poder, ainda que haja uma assimetria de poder econômico e militar nas relações entre os atores estatais. Por meio de uma revisão de literatura, este artigo investigou a evolução epistemológica das teorias, buscando evidências de como os fundamentos teóricos podem influenciar nas decisões de países em ascensão política e econômica como é o caso do Brasil. Os resultados mostraram como as teorias são relevantes para ajudar a compreender a postura das nações diante da assimetria de poder. O reconhecimento mútuo do poder soberano pode ocorrer em tese, mas a projeção de poder econômico e militar continua gerando assimetrias. A pesquisa é útil a acadêmicos e profissionais envolvidos em política, sociologia, estratégia, defesa e pesquisadores em geral. Recomendações para estudos futuros complementam este trabalho.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.24972.07.2022
Download PDF: