Sobre a capacidade diagnóstica do professor de educação infantil
International Journal of Development Research
Sobre a capacidade diagnóstica do professor de educação infantil
Received 20th April, 2020; Received in revised form 10th May, 2020; Accepted 19th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Maria Cecília Leite de Moraes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo do estudo foi conhecer a capacidade diagnóstica do professor de educação infantil, para detectar peculiaridades da criança. Tratou-se de uma pesquisa quanti-qualitativa realizada com 30 professores de um município de São Paulo. Para a coleta dos dados, foi elaborado um instrumental constituído por questionário e entrevista. A técnica do Discurso do Sujeito Coletivo apoiou a análise dos dados. 30% dos professores declararam que todas as crianças são diferentes; 13,3% associaram peculiaridades com a aparência física e 13,3% observaram diferenças ligadas ao desenvolvimento na faixa etária. Constata-se que o professor constrói parte de seu conhecimento, cotidiana e solitariamente, dentro da sala. Merece apoio social e institucional pelas imensas demandas do cargo, pois apesar de enfrentar as lacunas do sistema, prosseguem com a tarefa de educar cidadãos.