Situação de internações e óbitos no brasil no ano de 2020: Os impactos preliminares da pandemia do novo Coronavírus
International Journal of Development Research
Situação de internações e óbitos no brasil no ano de 2020: Os impactos preliminares da pandemia do novo Coronavírus
Article History: Received 04th September, 2020;Received in revised form 16th October, 2020; Accepted 29th November, 2020; Published online 30th December, 2020.
Copyright © 2020, Mara Izabel Carneiro et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Avaliar a situação de internações e óbitos no Brasil no ano de 2020 com foco no entendimento dos impactos preliminares da pandemia do novo coronavírus.Métodos: O presente estudo é do tipo descritivo retrospectivo realizado com dados do DATASUS de janeiro a julho dos anos de 2011 a 2020, para o estudo consideramos: gastos hospitalares, número de internações e suas especialidades e óbitos por grupo de CID-10, todos os dados são públicos e estão disponíveis nos sistemas de saúde. Resultados:O esperado era que a pandemia do novo coronavírus impactasse de forma importante os gastos hospitalares, o número de internações e a ocorrência de óbitos. Do ano de 2019 para 2020 os gastos hospitalares diminuíram 5,9%, o indicador de mortalidade de “doenças infecciosas e parasitárias” no qual o novo coronavírus se encontra aumentou porém já havia uma tendência de aumento, também não foram identificados padrões de distribuição anormal para o mesmo indicador. Conclusão: Os impactos da pandemia nos hospitais do país não divergiram tanto do que era esperado para o ano em relação a gastos hospitalares, internações e óbitos hospitalares caso não estivéssemos passando por uma pandemia.