Sistemas brasileiros de avaliação da educação: o spaece no centro do debate

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25220
5 pages
Research Article

Sistemas brasileiros de avaliação da educação: o spaece no centro do debate

Milena Soares Bezerra Alencar Araripe, Maria Isabel FilgueirasLima Ciasca, Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Karine Martins Sobral, Betânea Moreira de Moraes, Ana Paula Pinho Nóbrega and Midiã Alves da Silva Rodrigues

Abstract: 

O objetivo primordial do artigo é investigar quais ações são projetadas diante dos resultados obtidos através das avaliações externas, com enfoque no SPAECE. Houve a intenção de perscrutar se/como o tratamento desses resultados se converte em metas de ação na rede municipal de ensino de Fortaleza, ou na implementação de políticas públicas. Para tanto, buscou-se descrever e analisar, de maneira histórica, a evolução dos processos de avaliação da educação no Brasil.A pertinência da pesquisa consiste na interpretaçãodos sistemas brasileiros de avaliação da educação, na tentativa de apreender suas três gerações de implementação, elencando seus impactos, contribuições, possibilidades e limites. Em consonância com a expectativa nacional, o estado do Ceará objetivou implementar modelos avaliativos que valoram a aprendizagem por meio de padrões de aprendizagem, a exemplo do SPAECE, na tentativa de elevar a qualidade da educação ofertada. O decurso da pesquisa busca fomentar eventuais pesquisas acerca da temática avaliativa no campo educacional em esfera nacional e seus possíveis desdobramentos, enfatizando o que reverbera nas políticas públicas no cenário cearense. Como recurso metodológico, recorreu-se à análise documental e bibliográfica.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25220.09.2022
Download PDF: