Sistema único de saúde sob a ótica de gestores municipais de saúde
International Journal of Development Research
Sistema único de saúde sob a ótica de gestores municipais de saúde
Received 08th April, 2020; Received in revised form 19th May, 2020; Accepted 17th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, HALBERSTADT Bruna Marta Kleinert et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Conhecer a percepção de gestores municipais de saúde sobre o Sistema Único de Saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, de caráter qualitativo, realizada com por meio de entrevista semiestruturada com nove gestores municipais de saúde de municípios que integram a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul. Resultados: Após análise dos dados, os resultados foram organizados em dois eixos temáticos, como forma de organização das categorias que constituem o estudo, sendo elas: conhecimento sobre as ferramentas de gestão do SUS e Desafios na gestão do SUS. Conclusões: Os gestores municipais de saúde reconhecem e assumem responsabilidades pela intervenção e a análise da relação entre as ações de cada fenômeno em seu contexto singular e multidimensional da gestão do SUS. Desta maneira, sugere-se a ampliação de discussões na formação em enfermagem relacionadas aos modelos de gestão e intervenção, capazes de transcender as abordagens tradicionais vigentes.