Simulação de habilidades clínicas de acadêmicos de enfermagem durante o atendimento a pacientes com tuberculose
International Journal of Development Research
Simulação de habilidades clínicas de acadêmicos de enfermagem durante o atendimento a pacientes com tuberculose
Received 03rd February, 2020; Received in revised form 11th March, 2020; Accepted 16th April, 2020; Published online 25th May, 2020
Copyright © 2020, Ana Caroline Guedes Souza Martins et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Avaliar as habilidades clínicas de acadêmicos de Enfermagem acerca do diagnóstico e da assistência a pacientes com tuberculose, por meio da modalidade de avaliação do Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE). Metodologia: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 30 acadêmicos de Enfermagem do último ano de graduação e que cursavam o eixo curricular Estágio Supervisionado em Saúde Coletiva de uma universidade pública do norte do Brasil. Resultados: Os acadêmicos apresentaram melhores desempenhos nas habilidades procedimentais, especificamente, na ausculta pulmonar e no exame físico do aparelho respiratório. Ademais, as esferas cognitivas como conhecer e relembrar, integrativas como analisar e raciocinar e afetivas representaram as menores taxas de domínio entre os acadêmicos. Conclusão: Verificou-se as habilidades e as dificuldades dos acadêmicos de enfermagem quanto ao diagnóstico da tuberculose, assim como, conhecer os fatores que contribuem para a melhora no desempenho ou que dificultam esse processo. Além disso, os resultados permitiram uma reflexão conjunta entre docentes e acadêmicos acerca das práticas de ensino e de aprendizagem e a forma de avaliação aplicada pelo docente.