Sentimentos e percepções frente à gestação de um filho com microcefalia: estudo de caso

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19313
6 pages
Research Article

Sentimentos e percepções frente à gestação de um filho com microcefalia: estudo de caso

Laissa Renara Piauilino Nunes, Tauanne Nunes Orsano Aires, Martha Rodrigues Aureo Barbosa, Célia Maria Soares de Oliveira, Cristianne Teixeira Carneiro, Girlene Ribeiro da Costa, Polyana Coutinho Bento Pereira Karla Nayalle de Souza Rocha, Maria Augusta Rocha Bezerra, Ruth Cardoso Rocha and Mychelangela de Assis Brito

Abstract: 

Objetivo: Descrever os sentimentos e percepções de uma mulher que terá um filho com microcefalia. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa, da narrativa de vida de uma mulher que teve confirmação de diagnóstico de microcefalia no feto durante a gestação, cadastrada e acompanhada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em um município do Nordeste brasileiro. Os dados foram analisados por meio do método de Bertaux, utilizou-se, também, do software Interface de R pourlesAnalysesMultidimensionnelles de Texteset de Questionnaires como auxílio na segunda etapa de análise. Resultados: Evidenciou-se que o diagnóstico fetal de microcefalia provocou na mãe o medo de morrer e a preocupação acerca do futuro do filho. Portanto, os sentimentos de tristeza e angústia eram intensos, porém a família ofereceu apoio e suporte emocional, essenciais para o processo de ressignificação do filho real. Conclusões: A pouca referência aos profissionais de saúde, demonstra que durante o prénatal a gestante de alto risco não foi esclarecida de maneira efetiva sobre os aspectos relacionados à microcefalia, bem como ao acesso dos benefícios.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19313.07.2020
Download PDF: