Sentimentos e percepções frente à gestação de um filho com microcefalia: estudo de caso
International Journal of Development Research
Sentimentos e percepções frente à gestação de um filho com microcefalia: estudo de caso
Received 13th March, 2020; Received in revised form 27th May, 2020; Accepted 11th June, 2020; Published online 24th July, 2020
Copyright © 2020, Laissa Renara Piauilino Nunes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Descrever os sentimentos e percepções de uma mulher que terá um filho com microcefalia. Materiais e Métodos: Trata-se de estudo de caso, de natureza qualitativa, da narrativa de vida de uma mulher que teve confirmação de diagnóstico de microcefalia no feto durante a gestação, cadastrada e acompanhada em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), em um município do Nordeste brasileiro. Os dados foram analisados por meio do método de Bertaux, utilizou-se, também, do software Interface de R pourlesAnalysesMultidimensionnelles de Texteset de Questionnaires como auxílio na segunda etapa de análise. Resultados: Evidenciou-se que o diagnóstico fetal de microcefalia provocou na mãe o medo de morrer e a preocupação acerca do futuro do filho. Portanto, os sentimentos de tristeza e angústia eram intensos, porém a família ofereceu apoio e suporte emocional, essenciais para o processo de ressignificação do filho real. Conclusões: A pouca referência aos profissionais de saúde, demonstra que durante o prénatal a gestante de alto risco não foi esclarecida de maneira efetiva sobre os aspectos relacionados à microcefalia, bem como ao acesso dos benefícios.