Segurança do paciente na ótica de profissionais de enfermagem

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
7
Article ID: 
7034
9 pages
Research Article

Segurança do paciente na ótica de profissionais de enfermagem

Greice Letícia Toso, Marli Maria Loro, Fabiano Pereira dos Santos, Gerli Elenise Gerhke Herr Adriane Cristina Bernat Kolankiewicz

Abstract: 

Objetivo: Avaliar o clima de segurança do paciente na ótica dos profissionais de enfermagem atuantes em um hospital geral. Método: Estudo transversal, realizado com 422 profissionais de enfermagem de um hospital geral de porte IV, localizado na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (RS), Brasil, no período de junho a setembro de 2014. Para coleta de dados utilizou-se a tradução do Safety Attitudes Questionnaire na língua portuguesa e os dados foram analisados com recursos da estatística descritiva. Resultados: Prevaleceram os profissionais do sexo feminino (87,7%), auxiliares/técnicos de enfermagem (83,1%), na faixa etária de 26 a 40 anos de idade (71,4%), com atuação principalmente com adultos (60,5%), com o tempo dos profissionais nas especialidades superior a 3 anos (65%), que trabalham em outro local (27,2%), sendo outra instituição hospitalar para 14,5%. Os escores satisfatórios encontrados por domínios foram: Satisfação no Trabalho (88); Clima de Trabalho em equipe (77) e Condições de Trabalho (75). Conclusão: Conhecer a percepção dos profissionais de enfermagem sobre o clima de segurança contribui para a melhoria do cuidado em saúde e para a redução dos riscos ao paciente. A satisfação com o trabalho, o clima de trabalho em equipe e as condições em que é realizado são fatores extremamente positivos, porém não bastam, os profissionais necessitam ainda de suporte e estímulo por parte da gestão hospitalar para alcançar os demais itens fundamentais para a segurança do paciente.

Download PDF: