Saúde e população lgbtqia +: percepção de usuários no município de fortaleza-ce
International Journal of Development Research
Saúde e população lgbtqia +: percepção de usuários no município de fortaleza-ce
Received 10th September, 2022; Received in revised form 19th October, 2022; Accepted 26th November, 2022; Published online 25th December, 2022
Copyright©2022, Ana Luiza Coelho Martins et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este estudo busca refletir sobre o acesso à saúde de minorias da comunidade, ao promover discussões sobre as práticas assistenciais de atenção, tendo como objetivo analisar as percepções da comunidade LGBTQIA+ acerca da assistência em saúde no município de Fortaleza-CE. Para o método foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa realizada com o público LGBTQIA + recrutados através da técnica de snowball. A coleta de dados deu-se por meio de questionários compartilhados através do aplicativo WhatsApp e respondidos no Google Forms. Partindo da análise das respostas dos participantes, fundamentada a partir da análise de conteúdo de Bardin, foi possível depreender quatro categorias temáticas: Representações de saúde da população LGBTQIA +, Procura pelos serviços de saúde das minorias sexuais e de gênero, Atendimento por Profissionais de saúde a indivíduos LGBTQIA + e Barreiras de acesso aos serviços de saúde pela população LGBQIA+.Os resultados apontam a necessidade da implementação de técnicas de educação permanente para os profissionais de saúde, pois mesmo conhecendo a política não tem contato ou na sua maioria desconhecem os dados importantes interferindo no processo de cuidar, na recuperação clínica e qualidade de vida do paciente.