Síndrome de münchausen: um desafio diagnóstico
International Journal of Development Research
Síndrome de münchausen: um desafio diagnóstico
Received 11th January, 2021; Received in revised form 19th February, 2021; Accepted 27th March, 2021; Published online 13th April, 2021
Copyright © 2021, Ana Carolina de Oliveira Bitencourt et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A síndrome de Münchausen é um transtorno factício imputado a si mesmo e caracterizado pela simulação de sinais e sintomas físicos e/ou psiquiátricos induzidos conscientemente pelo paciente com o objetivo único de receber atenção e cuidados médicos. Muitos aspectos da síndrome de Münchausen ainda hoje se fazem desconhecidos pelo meio científico, o que faz com que essa síndrome torne-se mais atrativa aos olhos dos curiosos cientistas do comportamento humano. Os desafios diagnósticos desse transtorno evidenciam um grande número de subdiagnósticos e diagnósticos equivocados, o que revela a falta de consciência por parte dos profissionais das características da síndrome, bem como a insegurança que os fazem ignorar a realidade dessa doença. Partindo dessas informações, o objetivo desse estudo foi mostrar os desafios diagnósticos, bem como explorar a soluções para sanar essas dificuldades e levar o conhecimento dos diversos nuances dessa patologia aos profissionais e acadêmicos em saúde. Dessa forma, este estudo trata-se de uma ampla revisão integrativa, que buscou nas bases de dados PubMed e BVS, assim como na literatura texto de referência, o entendimento do diagnóstico dessa síndrome tão pouco discutida no meio acadêmico e que, por ter um caráter compulsivo, muitas vezes esconde o real sofrimento dos indivíduos que se tornam vítimas de suas próprias simulações.