Riscos associados à infecção hospitalar em idosos internados em uti: uma revisão integrative
International Journal of Development Research
Riscos associados à infecção hospitalar em idosos internados em uti: uma revisão integrative
Received 27th March, 2020; Received in revised form 22nd April, 2020; Accepted 06th May, 2020; Published online 29th June, 2020
Copyright © 2020, Mariana Sousa Schettini et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Introdução: Devido a fatores da própria idade, os idosos são mais propensos a desenvolver agravos e complicações em sua saúde, sendo muitas vezes necessários recorrer a cuidados intensivos. Apensar da Unidade de Terapia Intensiva ser um ambiente controlado, ela apresenta um alto índice de Infecção Hospitalar, acarretando um grande risco a saúde do idoso. Objetivo: Verificar os principais riscos de infecção hospitalar em idosos internados em UTI, a partir de uma revisão integrativa. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada a partir de 13 artigos científicos, publicados nos anos de 2016 a 2020, nas bases de dados MEDLINE, LILACS, BVS Enfermagem, SciELO e Google Acadêmico. A análise dos dados ocorreu de forma crítica, com um levantamento das informações e descrição dos principais dados. Resultados: As comorbidades foram fatores de risco presentes em quase todos os estudos com predominância para Diabetes Mellitus em 62,9% das publicações, a realização de cirurgia foi um grande fator para causar infecção mencionada em 62,2% das publicações. O tempo de internação variou entre 8 a 27 dias, com o uso de dispositivos invasivos em 69,2% dos estudos, com as infecções do trato respiratório e urinário mais presentes. Foi detectada uma forte correlação entre índice de infecção e o índice de óbitos em idosos internados em unidade de terapia intensiva Considerações finais: Os maiores riscos associados à infecção em idosos em terapia intensiva foi idade avançada, tempo de internação e uso de dispositivos invasivos.