Representação social da saúde por agentes comunitários de saúde da zona rural de um município brasileiro

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25437
5 pages
Research Article

Representação social da saúde por agentes comunitários de saúde da zona rural de um município brasileiro

Niéde Nica Machado Afonso; Polyebert Rafael Santos Souza; Dyego Palmeron Lima Tenório; João Paulo Rodrigues Pacheco; Wane Elayne Soares Eulálio; Geraldo Pinto de Oliveira; Mara Daisy Alves Ribeiro; João Paulo Dias Lopes; Geana Silva Cardoso Cerqueira Velozo; Itala Apoliana Guimarães Amori; Danielle Ladeia Santos; Sirlaine de Pinho; Jairo Evangelista Nascimento, Tatiana Almeida de Magalhães and Jaciany Soares Serafim

Abstract: 

Os Agentes Comunitários de Saúde são atores fundamentais na promoção da saúde, pois representam o vínculo entre as famílias e a equipe da Estratégia de Saúde da Família (ESF). Relacionam-se cotidianamente com os usuários da ESF por residirem na microárea de atendimento. A representação social é um saber construído por grupos na relação interindividual com a função de produzir conhecimento, adquirido através da comunicação e interpretação de temas ou conceitos a partir de experiências. Objetivo: o presente trabalho teve como objetivo compreender a representação social dos agentes comunitários de saúde acerca do conceito de saúde. Metodologia: estudo de caso exploratório-descritivo, de natureza qualitativa, retrospectivo, de corte transversal, com pesquisa de campo com amostra composta por 09 Agentes Comunitários de Saúde que atuam na Estratégia de Saúde da Família da comunidade rural de Samambaia/Montes Claros, Minas Gerais-Brasil, ocorrida no ano de 2018. A interpretação dos dados foi feita pela análise de conteúdo. Resultados: a representação social da saúde pelos entrevistados se apresentou como uma processualidade constante, que envolve as dimensões psicológica, social, física e cultural e seus multifatores de ocorrência. Essa compreensão possui atributos da relação entre os agentes, como servidores de atendimento à saúde e residentes das microáreas de atendimento.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25437.09.2022
Download PDF: