Religiosidade e espiritualidade no enfrentamento de deficiência física em Montes Claros, MG
International Journal of Development Research
Religiosidade e espiritualidade no enfrentamento de deficiência física em Montes Claros, MG
Received 2nd January, 2023; Received in revised form 24th January, 2023; Accepted 08th February, 2023; Published online 28th February, 2023
Copyright©2023, Isabella Marques de Almeida Freitas et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este estudo objetivou avaliar a influência da religiosidade e espiritualidade no enfrentamento de deficiências físicas na população de Montes Claros, Minas Gerais (MG). Trata-se de um estudo descritivo, de correlação, transversal, de enfoque quantitativo. A população foi caracterizada por meio de questionário socioeconômico e demográfico, causa da deficiência e tempo. Para avaliar a influência da religiosidade e espiritualidade no enfrentamento de deficiências físicas utilizou-se a escala de Coping Religioso Espiritual Breve (CREBreve). Participaram do estudo 50 deficientes físicos da cidade de Montes Claros. A deficiência predominante era de causa adquirida (n.36/ 72%), com duração maior que 3 anos (n.44/ 88%). A maior parte dos entrevistados possuía alguma comorbidade (n.30/ 60%) e afirmou ter alguma religião (n.43/ 86%). Os resultados demonstraram que a maioria dos deficientes utilizava o CRE em nível alto ou médio e que as estratégias de coping positivo eram mais usadas para o enfrentamento de situações estressoras, provavelmente porque ele constitui uma estratégia que traz maior conforto diante da adversidade e leva à comportamentos saudáveis para lidar com situações difíceis. Resultado análogo ao de estudos de coping com outras populações.