Relação de interinfluência entre aleitamento materno e depressão pós-parto: uma revisão
International Journal of Development Research
Relação de interinfluência entre aleitamento materno e depressão pós-parto: uma revisão
Received 20th June 2020; Received in revised form 14th July 2020; Accepted 28th August 2020; Published online 30th September 2020
Copyright © 2020, Tamires da Cunha Soares et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Esta análise objetivou reunir estudos que abordassem a relação de interinfluência entre aleitamento materno e a DPP. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com busca nas bases de dados LILACs, MEDLINE e PubMed, com a partir da inserção dos descritores booleanos “(Depressão pós-parto) AND (aleitamento materno)” e “(Depression, Postpartum) AND (breast feeding)”. Foram incluídos estudos originais, disponíveis nas línguas inglesa e portuguesa. Elegeram-se 13 artigos para a composição dos resultados. O aleitamento materno parece reduzir o risco do desenvolvimento de DPP, devido a seu papel como modulador hormonal, bem como sua participação na perda de peso moderada no puerpério, o que repercute em melhor autoimagem e autoestima. Além disso, a DPP esteve associada à menor probabilidade de aleitamento materno exclusivo, assim como maior chance de interrupção precoce da lactação. Mães que sofrem de DPP tendem a apresentar menor confiança para amamentar. Além disso, sintomas característicos da depressão, como a fadiga, tendem a dificultar a possibilidade da manutenção da amamentação. Pode-se concluir que ao passo que a amamentação pode proteger a gestante contra o desenvolvimento da DPP, esse distúrbio parece diminuir a possibilidade do estabelecimento da amamentação. Percebe-se a importância do acompanhamento integral de grávidas e puérperas, incluindo assistência psicológica, além de ações de educação sobre lactação.