Reflexão sobre a utilização de plantas medicinais por pessoas idosas na contemporaneidade
International Journal of Development Research
Reflexão sobre a utilização de plantas medicinais por pessoas idosas na contemporaneidade
Received 18th April, 2020; Received in revised form 25th May, 2020; Accepted 17th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Maria Mércia Bezerra et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O uso de plantas medicinais é uma prática comum no Brasil. Considerando a biodiversidade do país, a eficácia em relação aos benefícios gerados, as possibilidades de complemento à biomedicina, o envelhecimento populacional e a tradição cultural, a questão que norteou esse estudo foi: como as pessoas idosas citam o uso de plantas medicinais na contemporaneidade? O objetivo foi traçar uma reflexão sobre o uso de plantas medicinais entre pessoas idosas, identificando as principais plantas utilizadas, formas de preparo, formas de uso e meio de aquisição. Trata-se de uma pesquisa transversal e descritiva, com abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário semiestruturado sob aplicação de técnica de entrevista com 55 idosos. Concluiu-se que a utilização de plantas medicinais por pessoas idosas foi influenciada principalmente pela experiência de vida e pela cultura familiar, destacando que a pessoa idosa continua sendo uma das maiores detentoras do uso e da divulgação do conhecimento das plantas medicinais. Contudo, torna-se essencial os investimentos na difusão de conhecimentos sobre essas práticas junto a grupos de pessoas idosas, permitindo maior inserção de práticas de saúde com pluralidade cultural e com ênfase na diversidade de métodos eficazes para soluções de problemas de saúde na comunidade.