A referencialidade na narrativa cinematográfica: a convergência da coesão catafórica e do signo indicial em “acossado”
International Journal of Development Research
A referencialidade na narrativa cinematográfica: a convergência da coesão catafórica e do signo indicial em “acossado”
Received 09th June 2020; Received in revised form 26th July 2020; Accepted 08th August 2020; Published online 30th September 2020
Copyright © 2020, Maria das Graças Teixeira de Araújo Góes. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: analisar a referência coesiva na narrativa cinematográfica “Acossado”, visando verificar a similaridade entre a referência catafórica e o signo indicial e como a convergência operacional entre esses dois elementos ocorre em uma narrativa que tem como eixo a imagem-movimento. Metodologia: a pesquisa foi bibliográfica. Os teóricos que deram suporte foram, entre outros, Ingedore Villaça Koch, no que tange a referência coesiva; Charles Sanders Peirce e sua intérprete brasileira Lúcia Santaella, na abordagem do signo indicial e, no nível do cinema, Marcel Martin, Laurent Jullie e Francois Jost. Resultados: após analisar a catáfora, verificou-se que ela pode desempenhar a mesma função textual em outro suporte diferente do texto convencional. Por sua vez, o índice, por sua constituição sígnica, encontra-se presente em qualquer contexto que possa ser apreendido pela mente desde que estabeleça uma ligação de fato com o seu objeto. Conclusão: observou-se que a referência coesiva e o signo indicial possuem conceitos que ora se tocam e ora se afastam, porém no que diz respeito a sua atuação, essa pode se realizar em qualquer tipo de narrativa, construindo a tessitura de unidade de sentido e sequencialidade de um texto.