Reabsorção condilar progressiva da articulação temporomandibular após cirurgia ortognática

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25199
6 pages
Research Article

Reabsorção condilar progressiva da articulação temporomandibular após cirurgia ortognática

Kimberly Damazio Tiburcio, Ricardo da Silva Amaral, Hyann Fontinele Waquim, Jônatas Silveira Souza, Beatriz Iza Pereira, Bianca Patrícia Gandini Ling, Victoria Scárdua Medeiros Silva, Willian de Paula Cruz, Caroline Reis França, Bruna Caroline Ruthes de Souza and Taynan Alécio da Silva

Abstract: 

A Cirurgia Ortognática é um procedimento odontológico – hospitalar cuja finalidade é a de reparar as alterações do crescimento maxilofacial, diminuindo as anomalias dentofaciais e buscando a harmonia crânio facial. As principais alterações relatadas são o prognatismo mandibular, micrognatismo, assimetrias maxilomandibulares, sorriso gengival, face curta, deficiência transversal (atresia), e a apnéia obstrutiva sono. Devido ao crescimento desregulado dos ossos faciais que impacta no equilíbrio estético – funcional, pacientes buscam novo contorno, pois além do desequilíbrio estético - facial outras funções do sistema estomatognático são afetadas. A articulação temporomandibular é a principal ligação entre o crânio e a mandíbula e como qualquer outra articulação está sujeita a modificações, sejam essas mecânicas (acidentes) ou após cirurgias. A Reabsorção Condilar Progressiva após a Cirurgia Ortognática (RCP) ocorre mais comumente em pacientes do sexo feminino em fase de puberdade, portadores de má oclusão esquelética de Classe II, que possuem disfunção temporomandibular (DTM) previamente ao tratamento orto-cirúrgico e que foram submetidos a cirurgias ortognáticas combinadas, nas quais foram realizados grandes avanços mandibulares. O aumento da carga devido à auto-rotação da mandíbula é um dos principais componentes na etiologia da RCP após cirurgias ortognáticas. Diante disso, a RCP esta relacionada ao teor dos hormônios estrogênio e prolactina, a partir do exposto até o momento o problema desse trabalho consistiu na seguinte questão de pesquisa: Por atingir em maioria o gênero feminino entre os 16 – 35 anos haveria influencia hormonal. Para se responder à questão proposta foi delimitado o seguinte objetivo geral: Realizar uma revisão de literatura sobre a reabsorção condilar progressiva da ATM pós cirurgia ortognática e as formas de tratamento. Logo assim, os capítulos foram pautados em, por que é realizada, quando indicada, é que a reabsorção do côndilo; descrever os fundamentos e apresentar as formas de prevenção e tratamento. A metodologia foi realizada em pesquisas em livros, dissertações e artigos científicos selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: LILACS, Scielo. DeCS, Google Acadêmico. A aplicação da tecnologia isoladamente nessa cirurgia parece ainda não ser resolutiva, pois fatores sistêmicos interferem destacando-se os fatores hormonais, estudos prévios demonstaram que pacientes do sexo feminino foram o público mais afetado. Conclui- se que são necessários mais estudos sobre esta temática visto que a literatura é ainda escassa. Profissionais de saúde que estão envolvidos com o sistema estomatognático, devem atuar de forma dinâmica no intuito de elaborar mais pesquisas trazer uma hipótese de nova técnicas cirúrgicas, dieta ou até mesmo mais investigações pré – cirúrgicas de exames complementares (de imagem, hormonal, sanguíneo, ósseo, entre outros) e assim obtermos um protocolo preventivo e terapêutico para este tema.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25199.09.2022
Download PDF: