Razões que levam o doador de sangue a não retornar ao hemocentro quando convocado

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
20233
4 pages
Research Article

Razões que levam o doador de sangue a não retornar ao hemocentro quando convocado

Josiete Correia de Araújo Tavares, Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos, Telma Marques da Silva, Dielly de Araújo Tavares Melo, Célia Maria Ribeiro de Vasconcelos, Queliane Gomes da Silva Carvalho and Raphael Henrique Gomes da Costa

Abstract: 

Objetivo: Conhecer as razões que levam o doador de sangue a não retornar quando convocado pelo Hemocentro - Recife. Métodos: estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, amostra constituída por 20 doadores, de ambos os sexos, idade 21 a 57 anos. Participantes, doadores que retornaram para doação com pendência sorológica ou por vontade desatenta à convocação. Questionados por meio de entrevista sobre motivo da doação, sentimento ao receber uma convocação, se foi orientado no fluxo da doação sobre possível convocação de retornar, uso de um áudio com orientação de cuidados ao doador. Dados analisados pelo Software IRAMUTEQ. Estudo aprovado Comitê de Ética em Pesquisa UFPE/HEMOPE. Resultados: a média de idade foi de 39 anos, sexo masculino (70%), e escolaridade (50%) no ensino médio. 24% referiram sentimento de medo quando convocados, 100% não recorda ter obtido orientação quanto ao fluxo da doação, 100% referiram ser importante ter um áudio na sala de espera e destes 29,3% expressaram à importância de ter um vídeo. Análise pelas palavras medo, falta de orientação, dificuldade com material educativo, não saber ler. Conclusão: fundamental importância realizar uma força tarefa no processo de educação em saúde no resgate do autocuidado do doador em entender uma convocação pós-doação de sangue.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.20233.11.2020
Download PDF: