Rastreamento de casos da covid-19 em idosos atendidos na atenção básica
International Journal of Development Research
Rastreamento de casos da covid-19 em idosos atendidos na atenção básica
Received 03rd May 2020; Received in revised form 17th June 2020; Accepted 21st July 2020; Published online 26th August 2020
Copyright © 2020, Sérgio Eduardo Jerônimo Costa1 et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O presente estudo teve como objetivo identificar a incidência da covid-19 segundo positividade do teste rápido em idosos de um distrito sanitário do município de João Pessoa-PB. Trata-se de um estudo epidemiológico, de caráter descritivo e quantitativo, acerca do número de idosos que testaram positivo para COVID-19, nos meses de maio a julho de 2020, o mesmo, foi desenvolvido a partir de dados secundários. Observou-se uma alta taxa de incidência da COVID-19 em idosos do distrito sanitário V com predomínio do sexo feminino. A taxa de incidência percentual foi maior na USF do bairro São José (7,9%) e Bessa (4,2%) e foi menor nas unidades Bancários integrada e Castelo I (ambos com 0,6%). A pandemia da Covid-19 traz desafios a todo o mundo, particularmente aos países de baixa e média renda como o Brasil, dada a fragilidade das políticas públicas e, consequentemente dificuldade na operacionalização das medidas não farmacológicas para prevenção e rastreio de casos graves. O monitoramento e apoio dos idosos que testaram positivo é fundamental e responsabilidade das equipes de Atenção Primária à Saúde.