Qualidade do leite de cabras alimentadas com quirera de arroz (Oryza sativa L.)

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
18200
5 pages
Research Article

Qualidade do leite de cabras alimentadas com quirera de arroz (Oryza sativa L.)

Rodrigo Maciel Calvet, Maria da Penha Silva do Nascimento, Bruno Kaik Alves, Joyce Bitencourt Athayde Lima, Maria Christina Sanches Muratori, Maria Marlúcia Gomes Pereira Nóbrega, Aline Marques Monte e Aldivan Rodrigues Alves

Abstract: 

Objetivou-se avaliar se a quirera de arroz (Oryza sativa L.) interfere na qualidade físico-química e microbiológica do leite de cabra, por meio de análises físico-químicas e microbiológicas. O trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal do Maranhão/Campus Caxias, oito cabras de leite mestiças foram submetidas a quatro tratamentos com feno de Tifton 85 (Cynodon spp.) e concentrado, e substituição do farelo de milho pela quirera de arroz nas concentrações de 0%; 33,3%; 66,7% e 100%. O delineamento experimental utilizado foi o quadrado latino (4 × 4), sendo quatro períodos e quatro tratamentos. A substituição do farelo de milho pelaquirera de arroz não afetou o consumo de matéria seca, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, nutrientes digestíveis totais e energia metabolizável, contudo alterou o consumo de matéria mineral, extrato etéreo e proteína bruta. A produção de leite diminuiu com o aumento da inclusão de quirera de arroz. As contagens bacterianas estavam de acordo com a legislação vigente.Constatou-se que a substituição do farelo de milho pela quirera de arroz, em até 66%, na alimentação de cabras leiteiras é uma alternativa viável, pois não interfere na produção corrigida para 4% de gordura e na qualidade físico-química e microbiológica do leite.

Download PDF: