Qualidade de vida no trabalho de mulheres policiais militares
International Journal of Development Research
Qualidade de vida no trabalho de mulheres policiais militares
Received 25th June 2020; Received in revised form 17th July 2020; Accepted 11th August 2020; Published online 30th September 2020
Copyright © 2020, Jorge William Pedroso Silveira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Cabem as organizações de segurança pública, zelar pela ordem e o bem estar do cidadão, contudo, é necessário proporcionar as melhores condições para que aqueles que exercem essa função possam cumpri-la de maneira eficaz. Nas forças militares a situação das mulheres se agrava, o que tende a ser maléfico tanto para a policial quanto para a sociedade civil como um todo. Portanto o objetivo do presente estudo foi avaliar como se dá a qualidade de vida no trabalho de mulheres policiais militares através da aplicação do questionário QWLQ-Bref. Participaram do estudo 14 policiais militares da 8ª Companhia Independente da polícia militar do Paraná, com idade de 31,92±3,32 anos e 5,92±2,13 anos de profissão. Os resultados apontaram para um escore aceitável da QVT (58%) com ênfase nos domínios psicológico e pessoal indicando maior potencialidade nos índices particulares das entrevistadas, o que sugere um déficit na estrutura organizacional do trabalho, isso é corroborado pelos altos índices de insatisfação com os planos de carreira e perspectivas de ascensão na corporação. Conclui-se que é necessário ampliar os programas de atenção a QVT para mulheres policiais tornando-as protagonistas e emulando suas potencialidades mesmo em uma hierarquia militar.