Protagonismo do enfermeiro da atenção básica na descentralização da assistência à pessoa vivendo com HIV/AIDS
International Journal of Development Research
Protagonismo do enfermeiro da atenção básica na descentralização da assistência à pessoa vivendo com HIV/AIDS
Received 13th March, 2020; Received in revised form 27th May, 2020; Accepted 11th June, 2020; Published online 24th July, 2020
Copyright © 2020, Morgana Cristina Leôncio de Lima et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Refletir como a descentralização da assistência e o protagonismo do enfermeiro na atenção básica são fundamentais na assistência à pessoa vivendo com HIV. Revisão Bibliográfica: O processo de descentralização da assistência as pessoas vivendo com HIV/AIDS é um processo dinâmico e necessário para fortalecer o cuidado integral desses indivíduos, verifica-se o papel fundamental do enfermeiro na reorganização do modelo de atendimento, tal mudança pode influenciar na ampliação do acesso e adaptações da linha de cuidado, especialmente no âmbito da atenção básica de saúde, uma vez que as atividades e ações desenvolvidas contribuem no fortalecimento de medidas de promoção e prevenção em saúde, repercutindo na qualidade de vida das pessoas que convivem com HIV. Considerações Finais: A descentralização ainda enfrenta desafios para sua concretização, muitos avanços foram conquistados, contudo medidas estratégicas inovadoras são importantes nessa fase de transição do processo para estabelecer a integralidade entre os níveis de complexidade, nessa perspectiva o enfermeiro da atenção básica pode auxiliar no fortalecimento do modelo proposto.