Processo de enfrentamento da terminalidade em pacientes oncológicos pediátricos
International Journal of Development Research
Processo de enfrentamento da terminalidade em pacientes oncológicos pediátricos
Received 11th April, 2020; Received in revised form 06th May, 2020; Accepted 19th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Walkelandia Bezerra Borges et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O processo de terminalidade do câncer infantil é de fato um processo doloroso para todos que o assistem, fazendo necessário a compreensão de todas as fases vivenciadas pelo paciente, bem como seus familiares e a equipe de saúde. O presente estudo busca compreender como é vivenciado o processo de terminalidade do câncer infantil pela equipe de saúde e familiares.A informação a respeito do processo de morte traz consigo inúmeros questionamentos e percepções subjetivas, e com base nessas indagações é possível sistematizar estratégias para melhorar o atendimento ao paciente e também melhorar a capacitação da equipe responsável por atendê-los, facilitando de forma considerável o sofrimento vivido no processo de terminalidade do câncer.O estudo demonstrou como o processo de enfrentamento da terminalidade pode ser vivenciado de forma singular para cada pessoa envolvida, também é necessário frisar o despreparo dos profissionais de saúde diante da morte. A literatura destaca a escassez de informações sobre o tema, além da precariedade na formação durante a graduação sobre a temática morte/morrer e ainda todo o processo e as fases da terminalidade.