Prevalência e fatores associados a sintomas depressivos em idosos assisitidos na atenção primária à saúde

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
24542
7 pages
Research Article

Prevalência e fatores associados a sintomas depressivos em idosos assisitidos na atenção primária à saúde

Kamene Costa de Sousa, Joseneide Teixeira Câmara, Walter Araújo Rocha Júnior, Layla Valéria Araújo Borges, Rayssa Stefani Cesar Lima, Leonidas Reis Pinheiro Moura, Luciano André Assunção Barros, Ana Carla Marques da Costa, Amanda Laurindo Monteiro, Amanda Silva de Oliveira, Marisa Araújo Costa, Ana Hélia de Lima Sardinha

Abstract: 

O estudo objetivou avaliar a prevalência e fatores associados a sintomas depressivos em idosos assistidos na atenção primária à saúde. A pesquisa é do tipo transversal e analítica com abordagem quantitativa, e teve como local a residência dos idosos cadastrados em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) situada em um município no extremo leste maranhense. Com uma amostra de 188 idosos, a coleta se deu por meio do formulário sociodemográfico, a escala da depressão geriátrica (GDS-15) e o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Os resultados evidenciaram que a prevalência de sintomas depressivos nos idosos investigados foi de 29,8%, os fatores associados à sintomatologia foram a idade (p-valor = 0,016) e o fator domiciliado (p-valor = 0,001). Com relação à autorreferência da saúde a hipertensão arterial sistêmica (58,3%) predominou. Os idosos apresentam declínio cognitivo influenciado pela idade (p-valor = 0,001), escolaridade (p-valor = 0,016) e pela variável domiciliado (p-valor = 0,004). Os dados desse trabalho podem auxiliar os profissionais de saúde que atuam na Atenção Básica para a identificação e compreensão de fatores relacionados a sintomas depressivos em idosos e a partir disso possam promover estratégias de avaliação, ações de prevenção e promoção de tratamento.

Download PDF: