Prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão e ansiedade durante a Pandemia da covid-19

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25162
4 pages
Research Article

Prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão e ansiedade durante a Pandemia da covid-19

Débora Micaelly Matos de Sousa; Gabrielly Lima Ladeia; Ana Paula Pesarico; Suzan Gonçalves Rosa; Johnata da Cruz Matos; Amanda da Silva Camilo; Vitoria Nunes da Silva; Teresa Raquel Bastos Rocha; Ysack Ferreira Tavares; João Lucas Soares Oliveira da Silva; Thiago Silva de Araújo and Francisca Suzana Ricarte de Lima

Abstract: 

Objetivo: Analisar a prevalência de casos de depressão e ansiedade na população da região centro-sul do estado do Maranhão nas pessoas em isolamento social durante a pandemia do COVID-19. Método: Trata-se deum estudo seccional para avaliação da prevalência e fatores associados aos sintomas de depressão e ansiedade, realizado no estado do Maranhão (MA), situado no nordeste do Brasil, direcionado aos moradores da região centro-sul. O período de coleta de dados estendeu-se entre o mês de setembro de 2021 a novembro de 2021. A coleta de dados ocorreu por meio de um formulário eletrônico produzido no Google Forms e enviado por e-mail e pelas redes sociais (Whatsapp®, Facebook© e Instagram®) aos participantes, sendo que a distribuição do questionário foi realizada de modo aleatório, sem escolha dos participantes. Porém, um dos critérios de participação nesta pesquisa foi ter uma idade mínima de 18 anos, independentemente de sexo/gênero. Resultados: Os resultadosapontam que os participantes desenvolveram algum sintoma de ansiedade e depressão, como a anedonia, ou seja, a falta de prazer e perda de esperança. Essas alterações podem estar relacionadas com o isolamento social, mas também com outros fatores, como a insegurança em relação à pandemia. Considerações finais: Conclui-seque a pandemia provocou efeitos deletérios na saúde mental da população, principalmente, em mulheres e jovens, reforçando a importância de continuar a investigaçãodo tema, para que se possam conhecer os mecanismos e reações psicológicas subjacentes a um período de vida tão atípico e desafiante.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25162.09.2022
Download PDF: