Prevalência de sarcopenia em idosos sedentários de uma instituição de longa permanência para idosos
International Journal of Development Research
Prevalência de sarcopenia em idosos sedentários de uma instituição de longa permanência para idosos
Received 27th October, 2019; Received in revised form 18th November, 2019; Accepted 10th December, 2019; Published online 31st January, 2020
Copyright © 2020, Marcus Vinícius de Almeida Campos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Caracterizada pela diminuição da massa muscular, associada a perda da força muscular e da velocidade de marcha (Cruz-Jentof, 2010), a sarcopenia é fortemente relacionada ao sedentarismo, tendo como consequência perdas funcionais e da autonomia em idosos (Mendes et al, 2016); o que sugere o alto risco de prevalência da mesma em idosos institucionalizados. Assim, o presente estudo teve como objetivo determinar a prevalência de sarcopenia em idosos de uma ILPI do interior de do estado de São Paulo. Para tal, foram avaliados 83 idosos, de ambos os sexos, com idade entre 62 e 78 anos, institucionalizados a pelo menos 6 meses, sendo adotado para o diagnóstico da sarcopenia o protocolo proposto pelo EuropeanWorkingGroupon Sarcopenia in Older People (Cruz-Jentof, 2010). Após avaliação, verificou-se a prevalência elevada de sarcopenia nos idosos avaliados, 74,4% da amostra; sendo esta maior em idosos com mais de 70 anos de idade e em mulheres. Assim, conclui-se que a prevalência de sarcopenia em idosos institucionalizados e sedentários é elevada, superando os índices de idosos não institucionalizados; tornando necessárias ações de promoção da saúde desta população.