A práxis pedagógica das escolas do campo ensino médio: uma análise das estratégias pedagógicas e matrizes formativas
International Journal of Development Research
A práxis pedagógica das escolas do campo ensino médio: uma análise das estratégias pedagógicas e matrizes formativas
Received 02nd January, 2024; Received in revised form 18th February, 2024; Accepted 20th March, 2024; Published online 30th April, 2024
Copyright©2024, Shamenda Shantatula et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Este trabalho pretende realizar estudos sobre a práxis pedagógica das escolas do campo de ensino médio, uma análise das estratégias pedagógicas e suas matrizes formativas. A pesquisa quanto aos objetivos foi de natureza exploratória e descritiva, tendo como abordagem a pesquisa qualitativa. Optou-se pelo materialismo histórico dialético por possibilitar compreender uma escola do campo em movimento no desenvolvimento de sua proposta de educação do campo a partir de seus pressupostos pedagógicos e filosóficos de seus projetos políticos pedagógicos. Buscou-se uma aproximação com a pesquisa empírica a partir de técnicas de coletas de dados como os questionários semiestruturados, tendo como instrumentos de coleta o Google Forms e também das análises de documentos das escolas, como o projeto político pedagógico. Os sujeitos da pesquisa foram educadores e educadoras de quatro escolas do campo de tempo integral. O objetivo geral foi analisar a práxis pedagógica das escolas do campo, suas estratégias pedagógicas e matrizes formativas. A pergunta norteadora foi: o que revelam o projeto político pedagógico e as falas dos sujeitos da pesquisa das escolas do campo de ensino médio sobre práxis pedagógica, estratégias pedagógicas e matrizes formativas?.