Política nacional de saúde da pessoa idosa e a psicologia: uma intersecção necessária para a saúde da população idosa no Brasil.
International Journal of Development Research
Política nacional de saúde da pessoa idosa e a psicologia: uma intersecção necessária para a saúde da população idosa no Brasil.
Received 20th April, 2020; Received in revised form 19th May, 2020; Accepted 28th June, 2020; Published online 30th July, 2020
Copyright © 2020, Elisangela M Santos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A população idosa tem aumentado de maneira bastante acentuada nas últimas décadas, graças ao resultado da redução nas taxas de fertilidade e aumento da expectativa de vida. O desenvolvimento de políticas públicas destinadas a pessoa idosa tem tido ênfase na agenda de organizações internacionais de saúde com relação à proposição de diretrizes para nações que ainda necessitam implantar programas sociais e assistenciais para atender às necessidades emergentes desse grupo populacional. O objetivo deste estudo consiste em identificar e descrever uma política pública (PNSPI) voltada para a população idosa. Trata-se de pesquisa documental de natureza qualitativa. As políticas públicas trazem a descentralização das responsabilidades e a participação social no enfrentamento das necessidades germinadas pelo envelhecimento, dessa forma, há, uma redistribuição de papéis, tornando a família, a sociedade, a comunidade e o Estado responsáveis pela assistência à pessoa idosa em todas as situações e principalmente nas situações de dependência.