Planificação da atenção primária à saúde: percepção dos trabalhadores da estratégia Saúde da família
International Journal of Development Research
Planificação da atenção primária à saúde: percepção dos trabalhadores da estratégia Saúde da família
Received 20th April, 2021; Received in revised form 19th May, 2021; Accepted 10th June, 2021; Published online 30th July, 2021
Copyright © 2021, Rubenilson Luna Matos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde (APS) com integração à Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) nas Redes de Atenção à Saúde (RAS). A pesquisa teve como objetivo identificar a percepção dos trabalhadores da Estratégia Saúde da Família (ESF) em um município do Maranhão quanto ao processo de PAS. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 15 profissionais - médicos, enfermeiros e cirurgiões dentistas da ESF de Caxias-MA. O material foi submetido à análise de conteúdo na modalidade temática. Os resultados apontaram a compreensão dos participantes através de suas percepções acerca do significado da proposta da PAS como instrumento de gestão, a qualificação e organização da APS no Sistema Único de Saúde (SUS) e uma experiência marcada por avanços e desafios observados nos cenários de prática. Conclui-se que a PAS é uma metodologia de planejamento e de reestruturação dos processosde trabalho na APS com a rede de atenção como forma de ampliar o acesso, fortalecer a equidade e melhorar a qualidade do cuidado oferecido à população em um território adscrito.