Pet-saúde: intencionalidade no contexto da reorientação da formação em saúde
International Journal of Development Research
Pet-saúde: intencionalidade no contexto da reorientação da formação em saúde
Received 11th March, 2021; Received in revised form 26th April, 2021; Accepted 09th May, 2021; Published online 20th June, 2021
Copyright © 2021, Ildone Forte de Morais and Soraya Maria de Medeiros. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: analisar a intencionalidade e as contribuições dos projetos PET-saúde interprofissionalidade para a indução de mudanças na formação em saúde. Método:Trata-se de pesquisa qualitativa à luz dos marcos teórico-conceituais e metodológicos da Educação Interprofisisonal em saúde (EIP) e da educação na saúde, tendo como cenário investigativo três unidades acadêmicas de uma universidade pública do estado do Rio Grande do Norte. Em decorrência das restrições de contato presencial impostas pela pandemia da COVID-19, a coleta de dados ocorrerá na modalidade remota através da plataforma google meet, em salas virtuais com acesso restrito para a realização de grupos focais virtuaise entrevistas individuaisonline com tutores, preceptores e estudantes que participaram dessa iniciativa. A análise de conteúdosubsidiará a sistematização dos dadosem três fases, quais sejam, pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. A investigação foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP-UFRN), sob parecer número 4.630.008. Resultados esperados: compreender a intencionalidade dos projetos, especialmente quanto ao desenvolvimento de competências colaborativas para o trabalho em equipe.