Perfil dos pacientes suspeitos e confirmados com sars-cov-2 em hospital do espírito santo
International Journal of Development Research
Perfil dos pacientes suspeitos e confirmados com sars-cov-2 em hospital do espírito santo
Received 17th March, 2021; Received in revised form 18th April, 2021; Accepted 21st May, 2021; Published online 30th June, 2021
Copyright © 2021, Anna Luisa Silva Campos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Analisar a evolução e o desfecho final dos pacientes investigados com SARS-CoV-2 (COVID-19) internados no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória e os fatores prevalentes dentre eles. Método: Trata-se de um estudo quantitativo observacional retrospectivo e prospectivo, desenvolvido no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória com amostra constituída por pacientes que estiveram internados no hospital de o período de 01 de Março de 2020 a 31 de Junho de 2020, com suspeita de SARS-CoV-2. Resultados: Foram avaliados 149 pacientes. Observou-se que a amostra era constituída em sua maioria por: homens, maiores que 60 anos, internados com suspeita de Covid, em enfermaria, swab-PCR negativo e tiveram alta do hospital. Na associação com o swab-PCR, 78% dos pacientes com suspeição clínica de COVID-19 tiveram resultados positivos (p<0,005). Conclusão: A maior parte dos pacientes analisados teve alta hospitalar, porém quase 30% dos pacientes com PCR positivo, foram a óbito. Os demais dados corroboram a importância da avaliação da oximetria nos pacientes suspeitos de COVID-19, para promover o cuidado precoce, evitar desfechos piores e permitir o melhor suporte aos pacientes.