Perfil das publicações científicas sobre tuberculose no sistema prisional
International Journal of Development Research
Perfil das publicações científicas sobre tuberculose no sistema prisional
Received 14th June 2020; Received in revised form 16th July 2020; Accepted 03rd August 2020; Published online 23rd September 2020
Copyright © 2020, Alves S.Rayanne et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo: Analisar as publicações sobre a tuberculose nas prisões conforme literatura científica. Método: Oestudo é do tipo revisão integrativa da literatura, mediante ao acesso eletrônico Biblioteca virtual em saúde, onde a bases de dados utilizadas foram na Literatura Latino-Americana e do caribe em Ciências da Saúde, Medical LiteratureAnalisySesandRetrievalSysten Online, Base de Dados de Enfermagem. Acoleta de dados ocorreu no mês de abril a maio de 2018, onde foram selecionados, de acordo com os critérios de inclusão, recorte temporal doperíodo de 2007 a 2017, artigos no idioma português e utilizado critérios de exclusão. Depois de selecionados os critérios de inclusão e exclusão foram obtidos como amostra 13 estudos. Resultados: A prevalência referente aos dados coletados foi do ano 2015 e nas bases de dados LILACS e MEDLINE. Discussão: O perfil entre a população privada de liberdade com TB foi do sexo Masculino, idade entre 18 anos à 31anos, com baixa escolaridade,pessoas procedentes de lugares com baixa qualidade estrutural. A atenção nesses recintos é precária, há necessidade de mais profissionais de saúde atuantes e maior participação da família. Conclusão: Os artigos estudados podem colaborar para que seja traçada estratégias de ações no combate da tuberculose nos presídios, mais educação continuada e permanente as equipes de saúde prisionais e reciclagem dos profissionais envolvidos nestes ambientes, pois nota-se a falta de conhecimento.