As percepções e dificuldades do adulto na comunicação da morte à criança
International Journal of Development Research
As percepções e dificuldades do adulto na comunicação da morte à criança
Received 27th January, 2021; Received in revised form 28th February, 2021; Accepted 07th March, 2021; Published online 22th April, 2021
Copyright © 2021, Katylla Amanda Gomes Costa et al, This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Falar sobre a morte com crianças não é tarefa simples, visto que o tema é cercado de angústias próprias a natureza humana. Diante disso, a pesquisa partiu do pressuposto de averiguar como ocorre a comunicação à criança da morte de pessoa a qual tivesse vínculo afetivo, tendo como objetivo de investigar as percepções e dificuldades enfrentados pelos adultos ao noticiar a morte. Participaram da pesquisa seis responsáveis e foram realizadas entrevistas abertas, transcritas e analisadas a partir da identificação de categorias recorrentes no discurso. Destacou-se a percepção das participantes de estarem passando por um período confuso e dolorido ao se depararem em noticiar a morte para a criança; a dificuldade em tocar no assunto ou mesmo falar a palavra morte; todas referiram mudanças de comportamento nas crianças, sendo que cinco delas observaram isolamento e choro frequente; a fantasia e religião apareceram como explicação sobre a morte. Ainda existem muitos questionamentos e desconfortos em tratar do assunto morte com crianças.