Percepção dos residentes quanto ao processo de formação durante a pandemia da Covid-19: Olhar cartográfico

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
12
Article ID: 
25305
6 pages
Research Article

Percepção dos residentes quanto ao processo de formação durante a pandemia da Covid-19: Olhar cartográfico

Ana Caroline Cardozo Silva, Larissa Câmara Ribeiro, Tamires Oliveira Machado de Aguiar, Nadine Antunes Teixeira, Carla Daiany Amaral Ribeiro, Jéssica Rejane Durães Soares, Matheus Mendes Pereira, Mayara Karoline Silva Lacerda and Núbia Maria Pereira Rodrigues Dias

Abstract: 

O cenário mundial encontra-se em um momento pandêmico, devido a Covid-19. Essa doença é transmitida pelo SARS-CoV-2, sendo considerada uma síndrome respiratória, na qual a transmissão se dá por intermédio de gotículas respiratórias, através da fala, tosse e espirros. Alguns pacientes apresentam sintomas característicos como febre, cefaleia, anosmia, ageusia, sintomas gastrointestinais, tosse, fadiga e até mesmo falta de ar e cansaço. Já outros, mesmo infectados pelo vírus, encontram-se assintomáticos. Desde então, foram necessárias mudanças e adaptações que atingiram, não somente o setor da vigilância epidemiológica, mas também trouxe repercussões sociais, econômicas, políticas, culturais e educacionais. Nesta última, destaca-se a paralisação das aulas presenciais e adaptações para plataformas de aulas remotas. O objetivo deste trabalho é analisar a percepção dos residentes quanto ao processo de formação no âmbito da Residência Multiprofissional em Saúde da Família durante a pandemia da COVID-19, sob a ótica cartográfica. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, pautado na pesquisa qualitativa, com o delineamento cartográfico. Nesse contexto, a Residência Multiprofissional em Saúde da Família entendida como um sistema estruturado, sofreu interferências desse cenário pandêmico. Ante as demandas de enfrentamento da pandemia e de continuidade das ações assistenciais de Saúde da Família, linhas de fuga foram criadas para a adequação do processo de ensino/aprendizagem e do trabalho do residente, a fim de minimizar qualquer prejuízo passível às modificações no processo de aprendizagem, decorrentes da pandemia. Apesar do momento de pandemia e dificuldades enfrentadas, o processo de formação da Residência Multiprofissional em Saúde da Família prosseguiu, adequando-se às modificações necessárias e mantendo a qualidade do ensino, além de proporcionar aos residentes o exercício de habilidades de adaptação e criatividade frente às necessidades enfrentadas.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.25305.09.2022
Download PDF: