Percepção do clima de segurança pela equipe de enfermagem: revisão integrativa

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
10
Article ID: 
19164
4 pages
Research Article

Percepção do clima de segurança pela equipe de enfermagem: revisão integrativa

Laura Prado Medeiros, Kamila Silva de Miranda, Thayna Martins Gonçalves, Marília Duarte Valim, Karen Renata Nakamura Hiraki, Dulce Aparecida Barbosa, Monica Taminato e Richarlisson Borges de Morais

Abstract: 

Introdução: Segurança do Paciente é um assunto recorrentemente abordado em pesquisas científicas diante de orientações internacionais que recomendam às instituições de saúde o desenvolvimento de uma cultura de segurança com otimização da segurança do paciente. Objetivo: Sintetizar dados descritos na literatura quanto a percepção dos profissionais de Enfermagem acerca do clima de segurança. Materiais e Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa, realizada nas bases de dados MEDLINE, LILACS, SCIELO e BDENF, utilizando os descritores “Clima de Segurança” e “Enfermagem”. Resultados e Discussão: De 123 artigos, apenas 13 foram selecionados. Em 92,30% dos estudos analisados, utilizou-se o Questionário de Atitudes de Segurança (SAQ) para avaliação do clima de segurança em instituições de saúde pública, filantrópicas e privadas. Quando comparados, observa-se que os serviços privados apresentam médias de clima de segurança superiores em relação as instituições privadas e filantrópicas. Além disso, 100% dos estudos demonstraram média geral inferior ao preconizado quanto a percepção do clima de segurança. Conclusão: A avaliação do clima de segurança evidenciou fragilidades nos serviços de saúde. Assim, medidas para aumentar os níveis do clima de segurança são imprescindíveis, especialmente aquelas relacionadas à transcendência dos modelos de gestão verticalizados.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.19164.06.2020
Download PDF: