Percepção de alunos do 3º ano do ensino fundamental sobre perdas e desperdício de alimentos
International Journal of Development Research
Percepção de alunos do 3º ano do ensino fundamental sobre perdas e desperdício de alimentos
Received 17th September, 2022; Received in revised form 19th September, 2022; Accepted 20th October, 2022; Published online 30th November, 2022
Copyright©2022, Raíssa Almeida Gomes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O desperdício e a perda de alimentos ainda é crescente e por consequência, desencadeia um grande impacto na sustentabilidade dos sistemas alimentares, reduzindo a disponibilidade local e mundial de alimentos e afetando diretamente a segurança alimentar e nutricional das pessoas. O objetivo do estudo foi identificar a percepção de alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa observacional, descritiva, com uma abordagem quantitativa, composta por 22 alunos com a média de idade de 8,73 ±0,703. Utilizou-se um questionário piloto com 10 perguntas fechadas. Foi realizado o teste de Shapiro-wilk para normalidade dos dados e o teste ‘t” pareado para fazer a comparação entre sexo. E o teste de ANOVA para comparar por idades. Os resultados mostraram que 54,5% não jogam comida fora, 40,9% jogam pouco comida fora, 59,1% não deixam comida no prato e dentre as pessoas que deixam comida 22,7% dizem ser no jantar. Percebeu-se que 68,2% não utilizam depois, as sobras de alimentos das refeições,31,8% dizem que já perderam algum alimento e27,3% porque ficou fora da geladeira. O estudo concluiu uma prevalência ao não aproveitamento dos alimentos e da ocorrência de alimentos perdidos, devido a não utilização adequada do método de conservação.