Percepção de adolescentes sobre a sua saúde mental durante a pandemia de covid-19

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
26924
6 pages
Research Article

Percepção de adolescentes sobre a sua saúde mental durante a pandemia de covid-19

Mariela Bazzi de Matos Pedreira, Teresa Helena Schoen Ferreira, Sheila RejaneNiskier, Danielle Herszenhorn Admoni, Aline Maria Luiz Pereira, Rosa Maria Eid Weiler, Janayna Araújo Viana, Flavia Calanca da Silva, Abdel Boneensa Cá and Maria Sylvia de Souza Vitalle

Abstract: 

A pandemia de Covid 19 afetou a vida de milhões de pessoas. Os adolescentes, com todas as peculiaridades que marcam esse momento da vida, também sofreram consequências. O objetivo deste trabalho foi conhecer a percepção de adolescentes com relação ao impacto da pandemia na sua saúde mental. O estudo foi realizado em uma unidade ambulatorial de um hospital universitário, através de uma pesquisa de campo exploratória e descritiva com abordagem qualitativa por meio de entrevista semiestruturada, contendo questões relacionadas a percepção em relação a saúde mental dos adolescentes e através da aplicação de dois instrumentos validados: o “Youth Self Report”, aplicado nos adolescentes; e o ChildBehavior Checklist, aplicado nos pais ou responsáveis, que medem sintomas comportamentais e emocionais, incluindo queixas somáticas. Observou-se homogeneidade na percepção dos adolescentes, que vai desde a concepção em relação às próprias atitudes que os faziam felizes antes da pandemia, até o que eles entendem sobre os próprios sentimentos atualmente. Os adolescentes têm percepção sobre mudanças em sua saúde emocional e o quanto redes de apoio, centrada nos seus pares, podem ajudá-los a superar momentos de dificuldade, como os impostos pelo período pandêmico.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26924.07.2023
Download PDF: