Panorama do setor eólico no Ceará/Brasil - situação atual e perspectivas futuras
International Journal of Development Research
Panorama do setor eólico no Ceará/Brasil - situação atual e perspectivas futuras
Received 11th February, 2021; Received in revised form 16th March, 2021; Accepted 08th April, 2021; Published online 22th May, 2021
Copyright © 2021, Marcus Vinícius Sousa Rodrigues, et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O território brasileiro possui características geográficas diversificadas, o que contribui para um potencial eólico altamente relevante, principalmente nos estados nordestinos, que apresentam juntos mais de 16 GW de potência instalada, representado um pouco mais de 88% de toda potência eólica instalada no Brasil. O objetivo desta pesquisa consiste em descrever o setor de geração de energia eólica no Estado do Ceará, desde o primeiro parque instalado até os dias atuais, e apresentar as perspectivas para o futuro desse setor no Estado. O Ceará se destaca por ser um dos maiores estados produtores de energia eólica onshoreno Brasil, apresentando atualmente 92 parques eólicos em operação com uma potência instalada de um pouco mais de 2,3 GW. Na crise energética atual, devido à estiagem, pode-se afirmar que as perspectivas para o uso da energia eólica se apresentam promissoras no panorama energético cearense, uma vez que, essa fonte apresenta um custo cada vez mais reduzido em comparação com outras fontes de geração de energia.