Os impactos da pec nº 32/2020 na gestão pública de recursos humanos no Brasil: avanços, limites e questionamentos
International Journal of Development Research
Os impactos da pec nº 32/2020 na gestão pública de recursos humanos no Brasil: avanços, limites e questionamentos
Received 22nd September, 2022; Received in revised form 26th September, 2022; Accepted 11th October, 2022; Published online 30th November, 2022
Copyright©2022, Homero Lamarao Neto. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo da pesquisa: Identificar os impactos da PEC nº 32/2020 na gestão pública de recursos humanos no Brasil, levantando perspectivas, limites e questionamentos, aferindo se a proposta do governo está conformidade com relatórios técnicos e com a literatura da área de gestão de pessoas em organizações públicas. Originalidade: Em que pese sejam encontradas publicações acadêmicas sobre as questões jurídicas levantadas pela PEC nº 32/2020, a presente pesquisa analisa a proposta sob a ótica da gestão pública e, em especial, da gestão de pessoas, buscando identificar seus impactos no setor público. Metodologia: A pesquisa adota o método dedutivo, sendo classificada como exploratória à medida que tem por objetivo levantar informações que permitam uma ampla análise do tema, amparada em pesquisa bibliográfica. Resultados: Demonstra-se que a proposta enseja mudanças nas funções de alocar, desenvolver e gratificar pessoas, as quais devem ser amplamente discutidas por não alcançarem todo o funcionalismo público e apresentarem um novo arranjo de cargos e políticas de recrutamento que fragilizam a meritocracia do sistema público e não vencem as limitações e críticas levantadas na literatura e nos relatórios técnicos. Contribuições teóricas e práticas: a pesquisa além de possibilitar críticas teóricas a proposição governamental, também elenca uma série de desdobramentos práticos que poderão ser observados com a aprovação e implementação da norma no serviço público brasileiro.