Os desafios enfrentados por cuidadores de idosos com alzheimer
International Journal of Development Research
Os desafios enfrentados por cuidadores de idosos com alzheimer
Received 28th October, 2019; Received in revised form 17th November, 2019; Accepted 09th December, 2019; Published online 29th January, 2020
Copyright © 2019, Andréa Dutra Pereira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Doença cerebral crônico-degenerativa, progressiva e irreversível, o Alzheimer, torna o paciente dependente de um cuidador, por ter sua integridade física, mental e social afetada.Considerada a mais comum e prevalente entre idosos, a mesma não tem cura, contudo a terapêutica empregada retarda a sintomatologia. Apresenta etiologia multifatorial com características neuropatológicas e neuroquímicas específicas.Com isso, o cuidador deve compreender a progressão clínica da doença e assim assistir o paciente integralmente. Objetivo: Conhecer a percepção dos cuidadores familiares de idosos acometido por Alzheimer e os principais desafios. Método: Estudo descritivo de natureza qualitativa, realizado em uma unidade de saúde municipal do estado do Maranhão. A coleta de dados ocorreu por meio de aplicação de entrevista semi estruturada, gravada e posteriormente transcrita na integra e analisada pela análise de conteúdo de Bardin. Resultados: Após análise de conteúdo emergiram três categorias: Enfrentamento dos cuidadores na rotina do cuidado; Os sentimentos iniciais frente ao diagnóstico de Alzheimer; Influência na rotina. Conclusão: Foi possível observar que o maior desafio desses familiares foi relacionado ao diagnóstico, por falta de conhecimento em relação à doença e também a forma de como agir diante dos estágios da mesma, influenciando assim, na adaptação e rotina de todos os envolvidos.