Os benefícios da cinoterapia no vínculo afetivo entre o ser humano e o cão no contexto inclusivo
International Journal of Development Research
Os benefícios da cinoterapia no vínculo afetivo entre o ser humano e o cão no contexto inclusivo
Received 06th June 2020; Received in revised form 11th July 2020; Accepted 17th August 2020; Published online 30th September 2020
Copyright © 2020, Carine Nascimento da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Esta pesquisa tem o objetivo de demonstrar os benefícios do vínculo afetivo na interação entre o homem e o cão nos processos de interação, socialização e aprendizagens com pessoas com deficiência e déficits, justificando assim a Cinoterapia como estratégia inovadora e terapêutica realizada com auxílio do cão como coterapeuta. A pesquisa tem por objetivo geral, possibilitar, por meio da Cinoterapia, um meio de socialização com bases pedagógicas e terapêuticas, através da interação entre o cão e a criança visando otimizar o processo inclusivo pelo vínculo afetivo estabelecido entre eles. A proposta de pesquisa-ação realizou-se com um sujeito autista e um com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) que foram observados, analisados através da matriz de análise e análise de conteúdo. O projeto efetivou-se de modo interdisciplinar, em parceria com a UNICRUZ. A terapia com o cão contribui para a promoção de uma prática social eficaz e constitui-se como uma possibilidade frente de tratamento para indivíduos com TDAH.