O uso de drogas em estudantes universitários: a influência do contexto familiar

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
13
Article ID: 
26524
4 pages
Research Article

O uso de drogas em estudantes universitários: a influência do contexto familiar

Emily Tayane Cordeiro Leal, Maria Alice Cruz Simoes, Gabriel Silva Viana Lopes, Samila Andrade Chaves, Paulo Roberto Mendes Nunes, Kleber Alves Gomes, Lázaro Alves Andrade, Thamyres Maria de Almeida Oliveira, Paulo Roberto Pereira Amorim Junior, Jaiara Nascimento Bahia, José Ricardo Baracho dos Santos Júnior, Maria Caroline Schiavini Gongoleski, Luiz Carlos Gonçalves Filho, Eduarda Hadassa Paiva Matozinho, Ana Beatriz de Melo Calado, Francine Suely de Oliveira Soares, Lucas Kalil Addiny, Cícero Emeson de Oliveira Gomes, Maria Clara Cruz Lobo and Natália Sacramento Gomes

Abstract: 

Introdução: O uso de drogas consiste em uma prática comum entre os estudantes universitáriose repercute em consequências indesejáveis à saúde do indivíduo, assim como prejudica as relações sociais principalmente entre familiares e também amigos, prejudicando o bem-estar e a qualidade de vida desse público. Objetivo: O objetivo do presente estudo é identificar o uso de drogas em universitários e a influência do auxílio familiar, visando como a religiosidade e o espiritualismo tem como influência nesse processo. Metodologia: Essa pesquisa trata-se de uma revisão da literatura narrativa, qualitativa, cujos artigos científicos foram buscados nas bases de dados: Electronic Library Online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e PubMed. Os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) utilizados foram: abuso de drogas, consumidores de drogas, drogas psicoativas e religião. Resultados e discussão: A maioria dos estudos demonstrou que é comum o uso dessas drogas, assim como sua repercussão na saúde física e mental dos universitários, além dos prejuízos naqueles que convivem com o usuário. Ademais, foi constatado que os motivos para o uso dessas drogas são variados, sendo os principais relacionados ao prazer momentâneo e esquecimento dos problemas da rotina acadêmica e familiares, relacionado também a influência social de colegas e ambienta, como o exemplo da religiosidade e espiritualidade. Conclusão: O uso de drogas gerasignificativos prejuízos na vida do estudante universitário, levando ao déficitmúltiplo, afetando sua vida e daqueles que convivem em seu meio social. Logo, o vício em drogas, é considerado um notório problema em saúde pública que deve ser combatidoem uma perspectiva multidisciplinar.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.26524.04.2023
Download PDF: