O novo covid-19 x fisioterapia: os principais desafios da atuação segundo percepção profissional

×

Error message

User warning: The following theme is missing from the file system: journalijdr. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1138 of /home2/journalijdr/public_html/includes/bootstrap.inc).

International Journal of Development Research

Volume: 
11
Article ID: 
22012
7 pages
Research Article

O novo covid-19 x fisioterapia: os principais desafios da atuação segundo percepção profissional

Leonardo Boni Souza da Silva, Carlos Eduardo Pereira de Souza, Alaiana Marinho Franco, Anderson Batista Nunes, Renata Hernandes Leal, Alessandra Taylan Freitas França, Jose Vieira da Silva Neto , Juliano Paiva de Brito, Danilo Guerra Saraiva, Armando Rodr

Abstract: 

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, no qual o paciente apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. Os fisioterapeutas são profissionais de primeiro contato, e que atendem em todos os níveis de atenção à saúde. Entretanto, também surge os impactos psicológicos da pandemia nos profissionais da área da saúde que estão a cada dia batalhando para enfrentar o surto da doença. O objetivo desse estudo foi verificar os principais desafios da atuação da fisioterapia segundo a percepção do profissional no atendimento à pacientes com novo COVID-19. A pesquisa foi de caráter básica, quantitativa, descritiva e transversal. Participaram da pesquisa 68 fisioterapeutas que responderam um questionário de 37 questões que abrange o perfil sociodemográfico e a percepção profissional na atuação contra o COVID-19. Nos resultados sociodemográficos encontrou-se que 73,5% eram do sexo feminino, 35,3% possuem entre 23-27 anos, 50% atuam na área hospitalar, 58,8% apresentam medo de atuar contra o COVID-19 e como principal motivo o receio de se infectar e transmitir para familiares. 50,6% relataram também que o principal fator que possa levar o profissional a se contaminar não-uso ou uso incorreto dos equipamentos de proteção. Conclui-se que os principais desafios do fisioterapeuta é o receio de se contaminar, insegurança por falta de capacitação/treinamento e falta de recursos.

DOI: 
https://doi.org/10.37118/ijdr.22012.06.2021
Download PDF: