Contribuição da enfermagem na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama: uma revisão integrativa
International Journal of Development Research
Contribuição da enfermagem na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama: uma revisão integrativa
Received 25th August, 2021 Received in revised form 24th September, 2021 Accepted 19th October, 2021 Published online 28th November, 2021
Copyright © 2021, Dandara Ingrid Pereira da Silva et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
No Brasil o câncer de mama é o principal mais incidente, após o câncer de pele não melanoma. Possuindo taxa mais elevadas nas regiões sul e sudeste, ou seja, nas regiões mais desenvolvidas. Estima-se que em até 60% dos casos, o câncer é detectado em estágio avançado. O estudo tem como objetivo investigar quanto à contribuição da enfermagem na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, a partir de uma revisão integrativa de literatura. Resultados: foram encontrados inicialmente 216 artigos junto às bases de dados: Literatura Latino – Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e MEDLINE, após aplicação dos critérios de inclusão/exclusão, restaram 10 estudos que foram utilizados. Conclusão: Os enfermeiros são profissionais essenciais quanto a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, principalmente quanto a implementação de estratégias de adesão das usuárias as ações de promoção e reabilitação à saúde, como a orientação sobre o autoexame, realização de exame clínico das mamas pelo profissional. A capacitação dos profissionais, tempo de atuação e disponibilidade adequada dos enfermeiros, são considerados essenciais para manutenção de boas práticas de enfermagem na prevenção e detecção precoce.