O consumo de álcool entre estudantes de medicina da universidade federal de campina grande, campus cajazeiras0
International Journal of Development Research
O consumo de álcool entre estudantes de medicina da universidade federal de campina grande, campus cajazeiras0
Received 16th August, 2021; Received in revised form 11th September, 2021; Accepted 03rd October, 2021; Published online 30th October, 2021
Copyright © 2021, Thales José Nunes Vieira et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O abuso de álcool entre os estudantes de medicina é um assunto de grande importância para a sociedade, pois pode gerar diversos problemas sociais, educacionais e de saúde pública. O objetivo deste estudo foi analisar o consumo de álcool entre 111 estudantes de medicina da Universidade Federal de Campina Grande, campus Cajazeiras. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e analítico, de abordagem quantitativa, realizado de setembro a dezembro de 2019. Como resultado, obteve-se que a maioria dos estudantes eram do sexo feminino (50,4%) com idade entre 18 e 25 anos (93,6%) matriculados até o 2º ano do curso (55,8%), solteiros (50,4%), cristãos (71,1%), não moravam com alguém que bebia (54%) e procedentes de outra cidade (96,3%). Notou-se que cerca de um em cada três enquadraram-se na zona de uso de risco/provável dependência de álcool. O menor risco de dependência esteve estatisticamente relacionado aos estudantes cristãos (p=0,02187) e um maior risco foi identificado nos estudantes solteiros (p=0,002923). Concluiu-se que há uma alta prevalência de um padrão de consumo de risco/provável dependência entre os estudantes de medicina da amostra. Através dos dados obtidos neste estudo, espera-se incentivar ações de conscientização e orientações sobre o consumo de álcool com o público universitário.