Os afetos presentes nas relações sociomateriais na prática docente
International Journal of Development Research
Os afetos presentes nas relações sociomateriais na prática docente
Received 03rd May, 2021; Received in revised form 16th June, 2021; Accepted 11th July, 2021; Published online 29th August, 2021
Copyright © 2021, Celina Maria de Souza Olivindo et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Tem-se como objetivo compreender as relações sociomateriais na prática docente síncronas. Entende-se como relação sociomaterial as interações estabelecidas entre os humanos (pessoas) e não humanos (coisas, animais, objetos, arte). Foi preciso fazer uso de mais duas lentes teorias: a estética organizacional e os afetos. Para tanto se utilizou de uma abordagem pós qualitativa, com inspiração na etnografia sensorial, que alinhada a prática da interpretação evocativa, consolidou as reflexões aqui descritas com rigor e ética. Com as observações, foi possível perceber o quanto a pandemia afetou a vida dos docentes, sobretudo quanto à forma de lecionar. Impôs a todos uma nova rotina e metodologia. Introduziu novos objetos e novas formas de interagir com as pessoas, provocando uma multiplicidade de sentimentos, impulsionado e mitigado pelos afetos. Dito isso, o estudo conclui que a prática docente foi afetada e afetou tanto os elementos humanos quanto os não humanos no decorrer de suas atividades educacionais.