Escalas para avaliação da qualidade do sono feminino: revisão integrativa
International Journal of Development Research
Escalas para avaliação da qualidade do sono feminino: revisão integrativa
Received 16th May, 2021; Received in revised form 08th June, 2021; Accepted 19th July, 2021; Published online 26th August, 2021
Copyright © 2021, Fabrícia Silvana Sarmento dos Santos et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O objetivo do estudo foi analisar as evidências na literatura nacional e internacional sobre escalas utilizadas para avaliação da qualidade do sono feminino. Tratou-se de umarevisão integrativa realizada nas bases de dados Medline/Pubmed, SCIELO, Lilacs, compreendendo o período de novembro de 2020 a janeiro de 2021 com o emprego dos descritores em Ciências da Saúde “Escala, Sono, Mulheres”, para responder à pergunta norteadora: “Quais as evidências disponíveis sobre o uso de escalas na avaliação da qualidade de sono de mulheres?” Os critérios de inclusão foram: artigos originais com texto completo, publicados no período compreendido entre 2011 e 2020 e redigidos nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, relativos a estudos primários. Foram selecionados 23 artigos para compor a revisão e encontradas 4 escalas para avaliar a qualidade do sono de mulherescom doenças crônicas e outros sintomas apresentados em percentuais e discussão centrada nos aspectos mais relevantes dos estudos. Concluiu-se que a escala mais utilizada foi o Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh, que é um instrumento validado e confiável internacionalmente e traduzido e validado no Brasil.