Metodologia para monitoramento de processos erosivos em margens de reservatórios de usinas hidrelétricas
International Journal of Development Research
Metodologia para monitoramento de processos erosivos em margens de reservatórios de usinas hidrelétricas
Received 10th May, 2021; Received in revised form 22nd June, 2021; Accepted 04th July, 2021; Published online 26th August, 2021
Copyright © 2021, Junior Joel Dewes et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
O monitoramento de processos erosivos em margens de reservatórios brasileiros é praticamente inexistente e os métodos de medição existentes são inapropriados para o desenvolvimento de estudos neste tipo de ambiente. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é propor uma metodologia ágil de monitoramento de processos erosivos em larga escala em margens de reservatórios de usinas hidrelétricas. A metodologia proposta consiste de três etapas, nomeadamente Planejamento Inicial, Monitoramento Topográfico e Análise de Dados. Na primeira etapa é realizada uma visita técnica de reconhecimento do reservatório. As informações coletadas são analisadas posteriormente durante o planejamento de escritório. A segunda etapa consiste no planejamento logístico, seguido das atividades de instalação de seções topográficas a campo para o monitoramento dos trechos com erosão. Nesta atividade são utilizados equipamentos topográficos (Sistema RTK e/ou estação total) para a coleta de pontos topográficos no local alvo de monitoramento. A terceira etapa consiste no processamento dos dados topográficos obtidos na etapa anterior e na análise dos perfis topográficos resultantes em escritório. A metodologia prevê a execução de várias campanhas de monitoramento, de modo que a perda de solo medida entre perfis topográficos sucessivos possa ser determinada. O intervalo de tempo recomendado entre campanhas é de 12 (doze) meses. Com a metodologia proposta pretende-se impulsionar a implantação de monitoramentos contínuos de erosões no setor hidrelétrico, além de sensibilizar os setores empresariais, fiscalizatórios e acadêmicos sobre esta problemática em reservatórios de água.