Conhecimento de enfermeiros intensivistas acerca do diagnóstico deenfermagem risco de olho seco
International Journal of Development Research
Conhecimento de enfermeiros intensivistas acerca do diagnóstico deenfermagem risco de olho seco
Received 08th March, 2021; Received in revised form 26th April, 2021; Accepted 11th May, 2021; Published online 30th June, 2021
Copyright © 2021, Luiz Antonio Soares Cardoso et al. This is an open access article distributed under the Creative Commons Attribution License, which permits unrestricted use, distribution, and reproduction in any medium, provided the original work is properly cited.
Objetivo:analisar o conhecimento de enfermeiros acerca do diagnóstico de Enfermagem Risco de Olho Seco em uma Unidade de Terapia Intensiva. Método: estudo descritivo com abordagem qualitativa,desenvolvido com onze enfermeiros integrantes do quadro de funcionários do hospital escolhido como cenário da pesquisa. O estudo foi desenvolvido nas unidades de tratamento intensivo de um hospital público de média a alta complexidade, vinculado ao SUS, referência em oncologia, localizado na cidade de Belém, Estado do Pará. As informações foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Resultados: obteve-se três categorias: conhecimento dos enfermeiros acerca dos métodos de intervenções utilizados para prevenção do olho seco; conhecimento dos enfermeiros acerca dos fatores de risco para o surgimento do olho seco; conhecimento dos enfermeiros acerca do diagnóstico de enfermagem risco de olho seco. Conclusão: o conhecimento dos enfermeiros acerca da temática se mostrou fragilizado, ou seja, os resultados permitem inferir que o entendimento dos enfermeiros sobre a temática é superficial, pois não houve respostas consolidadas e detalhadas a respeito do conceito de risco do olho seco, bem como os principais fatores de risco discriminados nos diagnósticos de enfermagem.